sábado, 29 de março de 2008

Filosofia e o Cuidado de Si



A primeira parte tem como recurso o fantoche, expressando um indivíduo que está preocupado com o cuidado de si e que fala sobre os quatro grupos de expressões divididos na análise de Michael Focault sobre o princípio do cuidado de si. Esta parte acontece em um pequeno palco, que contém, ao fundo e acima, expressões do cuidado de si e os quatro grupos elencados. Temos, também, elementos ao fundo: o sol e a lua que representam a história em seu movimento.

A partir deste primeiro momento construímos um sentido próprio da apresentação. Objetivando mostrar a idéia do cuidado de si segundo a análise de Foucault em sua divisão nos grupos de expressões. Para assim demonstrar a idéia principal do texto em afirmar um enfraquecimento moral e epistemológico do sentido do cuidado de si, mostrado pela autora através de um conspecto histórico.

Todo o estudo abordado tem por referência o Livro "Filósofos e Terapeutas em Torno da Questão da Cura" que se encontra resenhada a sua introdução nos arquivos deste blog. O vídeo trata especificamente do primeiro capítulo "O Cuidado de Si Surgimento e Marginalização Filosófica" que foi escrito pela autora Salma Tannus Muchail.