quarta-feira, 16 de abril de 2008

Roteiro para elaboração do filme de 50 min

O QUE É LIBERDADE?

Diretor: Cleiton Henrique Farias da Silva
Roteiristas: Cleiton Henrique Farias da Silva e João Francisco Cossa
Filmagem: Cleiton Henrique Farias da Silva e João Francisco Cossa
Produção Geral: Antonio Santana dos Santos e Vanderson Alves da Silva
Sonoplastia: Antonio Santana dos Santos e Vanderson Alves da Silva

Título do Filme: O que é Liberdade?
O filme será abordado em 8 blocos divididos conforme a necessidade. E terá como público alvo adolescentes entre 13 e 17 anos.
1º cena: O que é liberdade para as pessoas de hoje?
Contextualizar a opinião de liberdade na sociedade atual;Propostas de entrevistas: pessoas na rua.
2º cena: O que é privação de liberdade? Coletar a opinião de uma pessoa que se vê privada de liberdade;Propostas de entrevistas: um encarcerado ou um adolescente.
3º cena: Abordagem geral da filosofia.Conspecto geral do movimento da História da Filosofia em torno da liberdade como indagação fundamental para o homem;
Proposta de entrevista: Professor de filosofia.
4º cena: abordagem das filosofias em torno da liberdade.
Apresentar correntes filosóficas que retratam este tema;Propostas de entrevista: apresentação.
5º cena: base antropológica da liberdade. Situar sobre o fundamento da antropologia filosófica no concernente à visão da liberdade como direito essencial;
Proposta de entrevista: Professor de filosofia.
6º cena: os movimentos históricos em prol da liberdade.
Mostrar os movimentos em favor da liberdade, através de alguns vídeos ou fotos.
7º cena: a ditadura do mundo moderno;
Questionar as visões de liberdade propostas em nosso mundo moderno e mostrar a ditadura causada por este sistema;
8º cena: provocação;
Provocar o desejo de que mudar a realidade é possível, como já foi demonstrado na História;
Proposta do caderno de atividades:
- atividade em grupo para responder a algumas perguntas sobre o vídeo;
- levar algumas revistas para utilizar na constituição de um cartaz de colagem, para que depois expliquem o que quiseram retratar a partir do vídeo;
- produzir, usando da criatividade, um teatro improvisado retratam alguma situação de privação de liberdade;
- anexar alguns textos sobre este tema ao caderno de atividades para que estabeleçam comparações entre o vídeo e estes textos;

Materiais de apoio:
FILOSOFIA, Ensino Médio. Secretaria de Estado de Educação. Curitiba: SEED-PR, 2006, p.129-142.
Complementos anexados ao caderno de atividade.

Nenhum comentário: